Um dos líderes do massacre de 56 presos no Compaj é preso em RR

Foragido do estado do Amazonas José de Arimateia Façanha do Nascimento, de 33 anos, foi preso na vila Itaquera, na região do baixo Rio Branco, no Sul de Roraima, informou a Polícia Militar nesta segunda-feira (7).


Façanha, que é conhecido como 'Ari', estava foragido desde janeiro de 2017. Ele é apontado como um dos líderes do massacre que resultou na morte de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, no mesmo mês.

Segundo o comandante da PM de Roraima, coronel Prola, o foragido estava vivendo na vila com a mulher e os filhos. O paradeiro dele foi descoberto por meio de investigações em parceria com policiais do Amazonas.

A suspeita, segundo Prola, é que 'Ari' se aproveitava da localização geográfica do povoado, que fica na divisa com o Amazonas, para controlar uma rota internacional de tráfico de drogas.

"Ele é o braço direito do líder da facção criminosa Família do Norte [FDN], e acreditamos que ele estava controlando uma rota de tráfico de entorpecentes da Colômbia para o Brasil. Essa prisão é um 'baque' na FDN".

A prisão aconteceu na sexta-feira (4) e foi feita por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) que viajaram por quatro dias de barco para chegar à região, que é isolada.

Ao saber da presença dos policiais na localidade, logo no início da manhã de sexta-feira, o foragido tentou fugir, mas acabou sendo preso pouco depois. Nada foi apreendido com ele. "Nossos policiais ficaram escondidos na mata para conseguirem capturá-lo", detalhou Prola.

Ainda segundo o coronel, quando escapou do Compaj, Arimateia cumpria pena por latrocínio, que é o crime de roubo seguido de morte. No entanto, depois da fuga, passou a responder também por envolvimento no massacre dos presos e roubo.


Depois de chegar a Boa Vista, na madrugada de domingo (6), o foragido foi matido na sede da Dicap, na zona Sul da capital. Ele deve ser transferido para o Amazonas ainda nesta segunda-feira.

Relacionados

AMAZONAS 5472908921166422263

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress