Enfam encerra módulo nacional do curso de formação inicial para magistrados de TJAM

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) encerrou na sexta-feira (23), o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial para a turma de 47 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). As atividades foram realizadas em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), no Centro Administrativa Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, onde funciona a instituição amazonense.

Com duração de 40 horas-aulas, a etapa nacional tem caráter compulsório e compreende temas que visam facilitar a inserção do novo magistrado no contexto da atividade judicial em consonância com a realidade local. Além da teoria, os formadores da Enfam utilizaram dinâmicas e metodologias ativas com o objetivo de levar o magistrado a uma participação efetiva e reflexiva sobre os assuntos debatidos em sala de aula.

“O módulo nacional foi bastante proveitoso para todos nós magistrados, uma vez que as aulas trouxeram fortes reflexões sobre o papel do juiz na comunidade, sua atuação profissional e comportamento na vida social. As metodologias apresentadas buscaram formar magistrados mais éticos, humanos, humildes, criativos, próximos à comunidade. Assim, não só o Poder Judiciário é beneficiado, mas toda a população amazonense” salientou a juíza substituta recém-empossada Priscila Barreto, que elogiou a formação e as metodologias aplicadas pela Enfam durante o módulo.


Na quinta-feira (22), penúltimo dia do curso, o juiz Leoberto Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Henrique Albuquerque Freitas, debateram sobre “Justiça Restaurativa” e “Direito da Seguridade Social”. As disciplinas “Impactos sociais econômicos e ambientais das decisões judiciais e a proteção dos vulneráveis” ministrada pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira do TJMA, e “O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos”, com o juiz Gerivaldo Alves Neiva do TJBA, encerraram a formação.

Assessoria de Comunicação

Relacionados

AMAZONAS 8733741818054082840

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress