Biblioteca Pública tem ornais com mais de 150 anos para consulta gratuita

Além de representar um pedaço importante da História do Estado, a Biblioteca Pública do Amazonas também abriga um acervo valioso de publicações que registram fatos e episódios ocorridos há mais de um século e meio. A instituição, situada na rua Barroso, esquina com a avenida Sete de Setembro, no Centro, disponibiliza para consulta gratuita uma seleção com mais de 30 mil exemplares dos principais jornais impressos publicados em Manaus, com datas a partir de julho de 1866.
Além dos principais jornais impressos que circulam atualmente, também podem ser encontradas, em alto grau de preservação, as edições de jornais que não circulam mais na capital. As publicações estão disponíveis para consulta na Sala de Periódicos, localizada no segundo piso da Biblioteca.
“O Amazonas”, “O Amazonas Comercial”, “Comercio do Amazonas”, “Jornal do Amazonas”, “Rio Negro”, “A Federação”, “Correio do Norte”, “A Notícia”, “O Dia”, “Gazeta da Tarde”, “Jornal do Povo”, “Acre”, “A Gazeta”, “Diário da Tarde”, “A Província do Pará”, “O Estado do Amazonas”, “Folha Popular”, “Jornal do Norte”, “O Povo do Amazonas” e o “Jornal A Tarde” estão entre os títulos disponíveis para acesso.
Para quem tiver interesse em consultar os periódicos, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência na recepção da Biblioteca, fazer o cadastro e informar a data de publicação para que seja realizada a pesquisa.
Foto: Michael Dantas / SEC
A Biblioteca Pública do Amazonas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e faz parte dos espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Para mais informações, acesse o Portal da Cultura: http://www.cultura.am.gov.br/.
História – Inaugurada em 1912, a Biblioteca Pública do Amazonas impressiona os visitantes do Centro de Manaus com sua beleza e estilo neoclássico. Além de edições históricas de jornais e outras publicações impressas, a instituição abriga acervos diversos, incluindo obras de história do Amazonas, contos infantis, literatura nacional, revistas de animação, livros em braile e livros escolares.
Além da Sala de Periódicos, outros espaços da Biblioteca são os salões Thalia Phedra Borges dos Santos, que reúne obras de todas as áreas do conhecimento, e Genesino Braga, que guarda coleções amazonianas, com obras raras, obras especiais e mapoteca.
A biblioteca abriga ainda os acervos da Biblioteca Luso-Brasileira Ferreira de Castro, de Literatura, a Gibiteca e o Telecentro.

Relacionados

AMAZONAS 5445417834911056047

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress