Trabalhadores rurais iniciam o VII Congresso da Fettagri-AM

O VII Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais do Estado do Amazonas (Fettagri-Am), teve sua abertura ontem, 21 de fevereiro, que acontece no Centro Sócio-Educativo Vicente Pallotti, situado na Av. Franscisa Julia (antiga Guararapes), 33, Conj. COPHASA – Nova Esperança, Manaus- AM.
Mesa de Abertura do Congresso
Estiveram na abertura do VII Congresso, Carlos Augusto Santos Silva (Guto) -Secretaria de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Valdemir Santana Presidente da CUT, Maria Lucinete Nicácio representando a CSB, Deputado Estadual do PT José Ricardo, Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Lacerda, Alfredo Pontes – Presidente da Fetragri e Edjane Rodrigues – Secretaria de Formação da Fetagri, Coordenadora Regional Norte da CONTAG.
Foto: Divulgação/FETTAGRI – AM
Guto, representando a CONTAG destacou a necessidade de fortalecimento do Movimento Sindical na atual conjuntura política que o país passa, onde o governo golpista está desmontado o Estado e as políticas públicas tal como a reforma da previdência que será um golpe aos trabalhadores rurais. Esse congresso tem uma grande importância ao juntar lideranças rurais no maior Estado em dimensão territorial, onde muitos viajaram mais de 7 dias de barcos nos rios do Amazonas para elaborar sua agenda de luta e interferir nas discussões políticas.
Entre os temas a serem discutidos durante a programação, destacam-se temas: Política Agrária, Política Agrícola¸ Meio Ambiente, Assalariados e Assalariadas Rurais; Políticas Sociais, Formação e Organização Sindical; Sustentabilidade Política e Financeira, Juventude Rural, Organização e luta das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Pessoas da Terceira Idade e Plano de Lutas.
O documento final será encaminhado para a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e distribuído depois para cada um dos sindicatos filiados à entidade. Além disso, no último dia do encontro, será eleita a nova diretoria da FETAGRI para quadriênio
2018-2022

Foto: Divulgação/FETTAGRI – AM
Para Alfredo Pontes atual presidente da FETRAGRI, “esse congresso é de União do Movimento Sindical Rural, onde será elaborado um projeto político para agricultura familiar para o Estado do Amazonas”. Uma pauta importante para o movimento é pressionar os parlamentares estaduais aprovar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que destina 3% do orçamento líquido do Governo do Estado para o setor primário. Isso representa na prática cerca de R$ 230 milhões/ano, que nesse ano de 2018 foi aprovado apenas R$ 46 milhões sendo que 60% é para pagamento de recursos humanos e custeio administrativo. A justificativa é pela aceleração do desenvolvimento econômico do interior amazonense, “acredito que, com o direcionamento desses recursos para a agricultura, piscicultura, pecuária e manejo florestal podemos começar a mudar a nossa realidade econômica”
Delegados e Lideranças Rurais na mobilização na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação da (PEC) que destina 3% do orçamento líquido do Governo do Estado para o setor primário
Nova presidente
Os trabalhadores rurais se mobilizam, também, hoje (22), das 14h00 às 17h00, para a escolha, por meio de voto, da nova presidente da entidade, que será a atual secretária de formação e organização sindical Edjane Rodrigues, que se apresenta em chapa única para os próximos quatro anos de gestão (2018-2022).
“Chapa única para a direção é resultado de construção de uma unidade e maturidade politicas das lideranças que superaram as divergências para se unir na ação para inferir nas discussões e luta política” afirmou Edjane. Esse congresso é vitorioso, pois, apesar da dimensão continental do Estado estão presentes 33 municípios com 145 delegados e delegadas. O principal desafio organizativo da próxima gestão é colocar em práticas os 09 territórios divididos por calhas de rios.
Assessoria de Comunicação FETTAGRI – AM

Relacionados

AMAZONAS 6523797754023152806

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress