MPF/AM lança projeto-piloto sobre Direitos do Cidadão em escolas públicas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto visa desenvolver atividades educativas sobre direitos humanos em escolas públicas de Manaus

MPF/AM lança projeto-piloto sobre Direitos do Cidadão em escolas públicas
Foto: Ascom MPF/AM
Diversidade cultural, relação de gêneros e prevenção ao bullying estão entre os temas abordados no projeto-piloto do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é desenvolver atividades educativas, por meio de rodas de conversa, oficinas e palestras sobre direitos humanos para estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Manaus.
A Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro, localizada no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus, foi a primeira unidade de ensino a receber o projeto, onde a procuradora da República Bruna Menezes desenvolveu atividades para cerca de 35 alunos presentes no auditório da escola.
A atividade foi marcada por uma conversa informal que abordou temas como direitos fundamentais previstos no artigo 5° da Constituição Federal, igualdade de gênero e preconceitos presentes na sociedade, além da dificuldade de aceitação de diferenças que resultam em discurso de ódio. A procuradora da República também ressaltou a importância dos direitos do cidadão para a formação de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.
Bruna Menezes destacou ainda a importância da parceria entre as instituições para o fortalecimento dos laços entre ações de educação e órgãos ligados à Justiça, além de ser essencial para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. “As instituições possuem, além da família e escolas, uma importante atuação de auxiliar na formação dos cidadãos”, afirmou.
As atividades foram desenvolvidas com os alunos do projeto “Cauê do ABC”, que são líderes de turma e responsáveis por difundirem o protagonismo juvenil dentro da escola. 
Para a estudante do 9° ano, Elyane Vitória, o conteúdo abordado é de relevância para conhecimento de toda a comunidade escolar. “A roda de conversa ajudou a esclarecer sobre temas que costumamos nos deparar no dia a dia. É um conteúdo importante para que os alunos cauês repassem aos demais colegas na escola”.
A pedagoga da escola Gilka Pontes destaca que os alunos “cauês” serão responsáveis por multiplicar as informações obtidas durante a roda de conversa com o MPF. “A partir das palestras realizadas nas escolas, a escola desenvolverá atividades com os alunos cauês, que auxiliaram no aprendizado sobre os temas no projeto”.
O projeto – O projeto da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão no Amazonas (PFDC/AM) possui o objetivo de debater sobre temas relacionados aos direitos do cidadão nas escolas públicas da rede municipal de Manaus e atenderá, inicialmente, alunos do 6° ao 9° ano, com auxílio da Secretaria Municipal de Educação na escolha das escolas.
Assessoria de Comunicação

Relacionados

AMAZONAS 6819335642928750095

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress