Servidor do Arquivo Central do TJAM tem trabalho selecionado para Simpósio Nacional de História

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Juarez Clementino da Silva Júnior, teve um trabalho de sua autoria aceito para integrar a programação do XXIX Simpósio Nacional de História, que acontece de 24 a 28 de julho, em Brasília. Intitulado "Escrita de temáticas negras: História, Psiquismo e Pós-abolição", o trabalho fará parte da grade de um dos simpósios temáticos do evento, o ST 113, denominado "Reeducação ético-racial e ensino de História: diálogos possíveis, relações necessárias".

O Simpósio Nacional de História acontece a cada dois anos e é considerada a principal reunião acadêmica da área. Sua diversificada programação atrai pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação. Neste ano, o evento a conterá na Universidade de Brasília (UnB) e foi organizado sob a temática "Contra os Preconceitos: História e Democracia". A agenda incluirá Conferências proferidas por reconhecidos historiadores nacionais e internacionais; Diálogos Contemporâneos; Minicursos e Simpósios Temáticos.

Atualmente lotado no Arquivo Central Júlia Mourão de Brito, do TJAM, Juarez Júnior é responsável pela análise de historicidade dos processos e documentos em vias de eliminação, indicando os que entrarão para o acervo permanente/histórico, além de apoio aos diversos pesquisadores que solicitam e realizam pesquisas acadêmicas no acervo.

Na apresentação do trabalho selecionado para o seminário nacional, Juarez destaca que o objetivo do estudo é chamar atenção "para questões relativas à escrita de temáticas negras, sobretudo em História, consolidando sucintamente o pensamento de alguns negros intelectuais, bem como de não-negros mais afinados com o psiquismo por trás dessa produção temática". Ele observa que "sendo a academia também um espaço de poder, poder esse estabelecido e mantido a partir de premissas, métodos e linhas de interesse e conduta definidos em afinação com os interesses hegemônicos, as dificuldades para se tocar em temas de interesse dos grupos minoritários e a partir de suas perspectivas peculiares são uma realidade. Situação inclusive observada e expressa por muitos intelectuais e pesquisadores de tais grupos e alguns de fora".

Os trabalhos apresentados durante o Simpósio terão seus textos publicados nos anais eletrônicos do evento.



Assessoria de Comunicação

Relacionados

AMAZONAS 8510149385926098908

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress