Projeto “Sementes da Vida” é apresentado em Tokio

O diretor-presidente do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam/Instituto Soka Gakkai-SGI), Edison Akira Sato, apresentou em Tokio, capital do Japão, os objetivos e perspectivas do projeto "Sementes da Vida" a profissionais do Departamento de Desenvolvimento Sustentável e Humanitário do instituto, que é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Lançado no final do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas – sob a coordenação da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) –,  com o apoio de instituiçõs parceiras, o projeto prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida nas maternidades de Manaus. A Maternidade Municipal Moura Tapajóz, localizada na zona Centro-Oeste da cidade, foi a primeira a se associar ao projeto.

Na reunião em Tokio, Edison Akira Sato destacou o impacto social e ambiental do projeto cuja característica mais importante, para ele, é seu caráter educacional. “Muito mais que impulsionar a arborização na cidade de Manaus, a iniciativa pretende sensibilizar a sociedade para a importância da sustentabilidade e da valorização da ecologia. O projeto, assim sendo, tem como foco principal a educação ambiental, motivando os familiares de cada recém-nascido e, posteriormente, a própria criança, a reconhecer nesta muda plantada, uma vida”, apontou.

O diretor-presidente do Cepeam acrescentou que durante a reunião em Tokio, com integrantes do Departamento de Desenvolvimento Sustentável e Humanitário do Instituto SGI, foi evidenciado o ineditismo da iniciativa. “Com esta configuração projetada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e instituições parceiras, podemos dizer que o projeto não tem precedentes no mundo, indo ao encontro daquilo que é proposto pela ONU, especialmente em seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, frisou Edison Akira Sato.

Consciência ecológica

Pela proposta do "Sementes da Vida", os pais das crianças nascidas nas maternidades recebem um certificado de plantio da árvore, constando o nome popular e científico da espécie e o georreferenciamento do plantio, para que a família possa acompanhar o crescimento da muda. Conforme o juiz auxiliar da CGJ, Adalberto Carin Antônio, que também responde como titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), além de impulsionar a arborização da capital amazonense, o “Sementes da Vida” busca despertar nas pessoas uma consciência ecológica. “Pequenas atitudes podem transformar realidades. Com este projeto, a intenção maior é motivar as pessoas a valorizarem o meio ambiente onde vivem. Para tanto, ao receberem o certificado de plantio, os pais assinam um termo se comprometendo a ensinar seu filho ou filha sobre a importância desse plantio para planeta”, explicou.

O juiz Adalberto Carin Antônio informou que mais de 600 mudas já foram plantadas, associadas a nascimentos de crianças, e que a intenção é ampliar exponencialmente esse número. “Sobretudo porque, no próximo ano, pretendemos implementar o projeto em outras duas maternidades públicas na cidade de Manaus”, anunciou.

O projeto conta com a parceria do Instituto Soka Gakkai, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM), Associação dos Registradores Civis do Amazonas (Arpen-AM) e empresa Rymo.

Avaliação


A pesquisadora e coordenadora de educação ambiental do Instituto Soka, Tais Tokusato, avaliou de forma satisfatória a fase inicial do projeto, recém-implantado em Manaus. “É perceptível o envolvimento e empenho das entidades parceiras e igualmente perceptível a boa receptividades das famílias. Em longo prazo, acreditamos no impacto social e ambiental do projeto que acreditamos que cumprirá seus objetivos”, disse a coordenadora, informando que o projeto desenvolvido com o TJAM renderá frutos, devendo ser disseminado, ainda neste ano, para creches municipais, em uma parceria do Instituto Soka com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Relacionados

AMAZONAS 6120302321186652874

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress