Aproximadamente 40 milhões de aparelhos celulares de brasileiros podem ser bloqueados; veja se seu aparelho está regular

Até o fim deste ano, em torno de 40 milhões de brasileiros podem ter seus celulares bloqueados. A medida é para combater o comércio paralelo, principalmente de celulares.

Serão afetados os consumidores que compraram aparelhos sem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o Imei que não seja válido. Outros aparelhos que utilizam chips para se conectar à internet também serão afetados.

O Imei é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente e são listados no banco de dados da GSMA, organismo internacional que reúne as empresas de telefonia móvel. Ele equivale ao número do chassi dos carros.

Os aparelhos sujeitos ao bloqueio são principalmente os vendidos irregularmente no mercado nacional.

Nos últimos anos, vem crescendo o número de lojas, camelôs e sites que vendem modelos sem homologação, falsificados ou roubados. A previsão atual da Anatel é que, no dia 15 de setembro, as empresas de telefonia avisem, via mensagem de texto (SMS), os clientes de que o aparelho não é regularizado e será bloqueado.

O bloqueio poderá ser feito 75 dias após a notificação. A data original para informar ao consumidor era 30 de julho, mas foi adiada, na última sexta-feira, a pedido do Sindicato das Empresas de Telefonia do Brasil (SindiTelebrasil).

Como saber se seu aparelho está regular

O consumidor que quiser saber se seu aparelho celular tem o Imei regularizado, deve conferir se há um selo da Anatel na bateria do aparelho e/ou no manual.

Vale lembrar que quem comprou o aparelho no exterior não terá o aparelho bloqueado se o telefone houver sido certificado por alguma organização estrangeira que integre a Associação Internacional do Setor, a GSMA.

Como descobrir o Imei do telefone

1. Abra o discador de seu telefone.

2. Digite o seguinte código no teclado: *#06#.


3. Depois que você digitar o código, o número do IMEI será apresentado automaticamente na tela.

Relacionados

BRASIL 775458952971397531

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress