Primeira-dama abre Semana do Meio Ambiente no Parque Municipal do Mindu

Aproximadamente duas mil pessoas participaram, na manhã deste sábado, no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul, das atividades que marcaram a abertura da Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus. A programação foi aberta pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elisabeth Valeiko, que destacou a importância do Parque do Mindu, criado há 25 anos pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, para a cidade de Manaus.



“Gestos como esse de estar aqui no parque hoje para celebrar o meio ambiente é que fazem a diferença e demonstram o quanto foi importante para a cidade a criação desta área protegida pelo prefeito Arthur Neto”, ressaltou. A solenidade contou com a participação de representantes de diversas instituições parceiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Junior, destacou que este ano a palavra de ordem da gestão municipal é “parceria”. “Pela primeira vez, conseguimos reunir um grande número de segmentos da sociedade em torno da Semana do Meio Ambiente, da área cultural, esportiva, entidades, instituições de ensino, para juntos refletirmos sobre a importância da preservação ambiental”, explicou Antonio Nelson. O secretário convidou todos os presentes a participarem das demais atividades da programação, que se estenderá até o dia 10/6, ressaltando a importância da ação de plantio que marcará no Dia Mundial do Meio Ambiente, segunda-feira, 5/6, o comelo da recomposição vegetal das margens de um trecho do Corredor Ecológico do Igarapé do Mindu.

Com o tema Nossa Casa, Nossa Responsabilidade, a Semana abriu espaço este ano para a dança e a realização da 22ª Mostra de Dança de Manaus (Modama), reunindo integrantes de mais de 100 grupos que pela primeira vez se apresentaram no palco do anfiteatro do Parque do Mindu. O evento terá dois dias de duração, encerrando neste domingo.

Em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura de Manaus fez o lançamento da cartilha de educação ambiental “Vamos Jogar Limpo”. A publicação será uma ferramenta a mais para o trabalho de sensibilização ambiental e fiscalização dos dois órgãos e estará disponível nos sites semmas.manaus.am.gov.br e www.defensoria.am.def.br

Outro ponto alto da solenidade foi o lançamento do Programa Agente Ambiental Voluntário, que formará turmas de prestadores de serviços voluntários para atuarem nas unidades de conservação municipais e em campanhas educativas. Uma das campanhas que contará com o reforço dos agentes será a de Combate às Queimadas, lançada oficialmente neste sábado, 3/6. “O início da campanha está sendo feito agora no mês de junho com a finalidade de anteciparmos as medidas de prevenção a fim de evitarmos maiores danos, como o excesso de fumaça proveniente da queima de resíduos na cidade”, explicou Antonio Nelson, convocando todos os parceiros presentes a se engajarem nessa luta.

Participaram da solenidade representantes da Câmara Municipal, Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Defesa Civil do Município, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Ouvidoria Municipal e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Entre as instituições de ensino, estavam as faculdades Fametro, Estácio do Amazonas, Uninorte, Nilton Lins, Esbam, UEA, Centro de Ensino Técnico e Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

O defensor público geral em exercício Antonio Cavalcanti Albuquerque Júnior fez a entrega simbólica da cartilha à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elisabeth Valeiko, e destacou o papel fundamental da publicação. “A cartilha é uma ferramenta de educação ambiental ao possibilitar o acesso às informações muitas vezes desconhecidas da população e faz parte desse grande movimento em defesa do meio ambiente”, afirmou ele. Representando o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, o bispo auxiliar dom Tadeu Canavarros participou do evento e lembrou que o tema da Campanha da Fraternidade 2017 está presente na preocupação da gestão municipal para com suas áreas protegidas.

Relacionados

AMAZONAS 774178823770080980

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress