TRE sugere que eleição para novo governador do AM seja em setembro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) elaborou um calendário para a nova eleição que deve eleger um novo governador do Amazonas e a remeteram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta sugere que o pleito ocorra nos dias próximos dias 3 e 24 de setembro, 1º e 2º turno respectivamente. As informações foram confirmadas pelo desembargador Yedo Simões. Enquanto não ocorre a eleição, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), David Almeida, assume o cargo de governador em exercício.

De acordo como desembargador, as sugestões sobre a nova eleição foram encaminhadas para TSE nesta terça-feira (9). A proposta também deve entrar na pauta do TRE para ser discutida e votada provavelmente na sexta-feira (12).

Yedo Simões salientou também que uma equipe do TRE viajou para Brasília para viabilizar recursos para o novo pleito, orçado em até R$ 17 milhões.
Após aprovação da corte, o processo eleitoral deve iniciar de fato. O primeiro passo deve ser uma abertura de licitações para empresas que vão prestar serviços.

A proposta enviada contempla datas para convenções, registro e propagandas eleitorais.

Governador em exercício

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), David Almeida (PSD), foi empossado no cargo de governador em exercício do Amazonas, na manhã desta terça-feira (9), em Manaus. Ele anunciou que deverá fazer mudanças na equipe governamental. “Vou jogar com time escalado por mim”, disse.

Após a assinatura do termo de posse, a nova presidência da assembleia afirmou que vai consultar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a escolha do novo governador por eleições indiretas.


O governador em exercício assume o cargo depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação dos mandatos do governador José Melo (PROS) e o vice Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014.

Relacionados

DESTAQUES 6175179093448075154

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress