Projeto Reeducar realiza palestra com 125 reeducandos no Fórum Henoch Reis

O projeto Reeducar, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizou nesta segunda-feira (22) mais uma palestra para pessoas que deixaram o sistema prisional da capital ou passaram pelas audiências de custódia nas últimas semanas. A atividade, realizada no auditório do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, reuniu 125 pessoas.

A juíza titular da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), Rosália Guimarães Sarmento, reforçou a importância do comprometimento dos egressos do sistema prisional em manterem uma boa conduta e orientou-os, principalmente, sobre os perigos do envolvimento com as drogas. “O projeto Reeducar tem o objetivo de ajudar e ser parceiro, mas tem de haver a contrapartida. Orientamos, encaminhamos para cursos e empregos, mas cada pessoa tem o exercício do livre arbítrio e é importante o compromisso de cada um com a mudança”, disse a magistrada.

Coordenadora do Projeto Reeducar, a juíza Eulinete Tribuzy também conversou com os reeducandos. Em sua mensagem, frisou o fato da baixa reincidência entre aqueles que passaram pelo Reeducar. “Aqueles que aqui comparecem dificilmente voltam. O índice de reincidência é baixo, mas o número de reeducandos aumentou muito devido às audiências de custódia”, comentou a magistrada, que é titular da 11ª Vara Criminal.

Também participaram como palestrantes desta segunda-feira o defensor público Miguel Tinoco; o advogado Josemar Berçot; o advogado Raimundo Nonato Moraes Brandão, presidente do Instituto Educação e Cultura ao Alcance de Todos (ECAT), que trabalha na capacitação profissional; além de representantes dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos.

Reinserção social

Criado pela Resolução nº 14/2010 do TJAM, o Reeducar tem o objetivo de promover ações de reinserção social de liberados provisórios do sistema carcerário, com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. O projeto oferece atividades voltadas à inclusão social, com palestras, aconselhamentos, capacitação profissional, práticas empreendedoras e apresentação de programas assistenciais.


Carlos de Souza


Foto: Raphael Alves - Arquivo/TJAM

Relacionados

AMAZONAS 1266464710421443851

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress