Em 2017/18, a experiente Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a apitar jogos na Bundesliga

Nesta sexta-feira, a Federação Alemã de Futebol apresentou caras novas que aparecerão na próxima temporada da Bundesliga. Alguns árbitros que costumavam apitar a segunda divisão da Alemanha passarão a dirigir jogos da elite, com o número de juizes na liga aumentando para 24 em 2017/18. A grande novidade, porém, é a presença de Bibiana Steinhaus na primeira divisão como árbitra principal. Conhecida no país e no meio do futebol feminino por já ter sido zagueira, quarta árbitra do Campeonato Alemão, por ter apitado as Copas do Mundo femininas de 2011 e 2015 e se envolvido em um entrevero com Pep Guardiola quando ele estava no banco do Bayern de Munique, ela será a primeira mulher na função mais importante da arbitragem da história da Bundesliga.

Embora Bibiana Steinhaus seja uma novidade na primeira divisão alemã como árbitra principal, ela é uma personagem que os alemães já conhecem há algum tempo por conta de sua vasta experiência e competência. Tem cerca de 20 anos que ela apita jogos e foi a primeira árbitra mulher no futebol profissional da Alemanha. Antes de fazer o curso de arbitragem que a tornou a renomada juiza que é hoje, Bibiana, que tem 38 anos, jogou como zagueira no SV Bad Lauterberg, time que leva o nome da cidade da Baixa Saxônica onde nasceu. A decisão de entrar no mundo da arbitragem foi por influência familiar e quase que uma herança, já que seu pai era árbitro. Paralelamente ao compromisso com o apito dentro das quatro linhas, ela trabalhava como inspetora da polícia de sua região até uns anos atrás.

Em 2014, Bibiana trabalhava como quarta árbitra no confronto entre Bayern e Borussia Monchengladbach, pela Copa da Alemanha, quando Guardiola foi agiu com certo desrespeito em relação a ela. O catalão foi reclamar dos minutos dados de acréscimo e acabou sendo invasivo e agressivo, tocando o ombro e apertando com força e puxando o braço de Bibiana enquanto protestava pelo tempo extra "injusto", em sua concepção. E essa não foi a única vez em que a árbitra teve problemas com técnicos e jogadores. Eles, porém, nunca se tornaram uma barreira para ela, que continuou fazendo seu trabalho firmemente e realizará um sonho na próxima temporada, como ela própria diz.


Além de Bibiana, que também tem experiência em Jogos Olímpicos, tendo sido árbitra da disputa pelo ouro no futebol feminino em 2012, Martin Petersen, Sven Jablonski e Sören Storks, todos vindo da segunda divisão alemã, apitarão a Bundesliga em 2017/18. O campeonato terá início no dia 18 de agosto deste ano e terminará dia 12 de maio do ano seguinte. Cinco partidas serão disputadas em segundas-feiras à noite pela primeira vez.

Relacionados

ESPORTES 6175161204016292407

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress