Titular da Derfd fala sobre a prisão de jovem envolvido em tentativa de latrocínio no bairro Novo Aleixo

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), falou durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29, no prédio da especializada, sobre a prisão de Maycon Martins Marinho, 21, envolvido em tentativa de latrocínio que teve como vítima o cabo da Polícia Militar Clenilton Pantoja Arruda, 40. O crime aconteceu na última segunda-feira, dia 26, por volta das 18h30, na Rua Jauaperi, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.   

De acordo com Adriano Felix, o infrator foi preso por policiais militares lotados em Manacapuru, município distante 68 quilômetros em linha reta da capital, em menos de 24h após participar do delito. O fato ocorreu na noite da última terça-feira, dia 27, por volta das 18h, logo após o jovem ter dado entrada no Hospital Geral de Manacapuru.  Segundo a autoridade policial, os funcionários da unidade hospitalar entraram em contato com as Polícias Civil e Militar do município para informar que havia um paciente lesionado por arma de fogo.

Conforme o titular da especializada, no dia do crime o policial militar estava em frente a um estabelecimento comercial, aguardando a companheira dele que estava fazendo compras, quando três indivíduos em um carro modelo Saveiro, de cor preta e placas não identificadas, o abordaram achando que ele seria vigia do local. Inclusive, chegaram a exigir que a vítima entregasse o aparelho celular, que foi jogado no chão. Nesse momento houve troca de tiros entre o policial militar e os infratores.

“Durante a troca de tiros o cabo da PM foi alvejado no abdômen e mesmo ferido conseguiu acertar Maycon com um tiro na mão. Após a ação criminosa o jovem foi até o bairro Compensa, na zona Oeste da capital, onde pegou um ônibus intermunicipal com destino a Manacapuru, a fim de receber atendimento médico e ludibriar a polícia da capital que já estava à procura dos infratores”, argumentou Felix.

Segundo a capitã da Polícia Militar e comandante da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Adriana Sales, a equipe da 27ª Cicom também foi acionada pelos policiais militares de Manacapuru. Na ocasião, eles informaram que o infrator teria se deslocado para o município com o intuito de empreender fuga.

“Agradecemos a participação de todos os envolvidos no caso. É importante destacar o excelente trabalho desempenhado pelos nossos colegas de Manacapuru, que ajudaram a dar essa resposta imediata à população. Lembramos que a polícia, tanto Civil como Militar, está presente nos municípios, atuando de forma integrada no combate à criminalidade”, ressaltou a capitã.

Felix informou, durante a coletiva de imprensa, que em relação aos dois indivíduos que também participaram da tentativa de latrocínio, inclusive o que disparou o tiro que atingiu o policial militar, já foram identificados, porém a identidade deles não será revelada para não atrapalhar o andamento das investigações. Clenilton permanece internado no Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste, mas permanece fora de perigo após ter sido submetido a procedimento cirúrgico de urgência.

“Quero parabenizar aos policiais civis e militares de Manacapuru que deram atenção ao fato e entraram em contato com a nossa equipe da Derfd, que está com a responsabilidade de elucidar essa tentativa de latrocínio. Daremos continuidade às buscas pelos outros dois indivíduos que tiveram participação nesse crime, a fim de tirarmos de circulação esses infratores considerados de alta periculosidade”, concluiu Adriano Felix.

Maycon, que já tinha passagem pela polícia por roubo, até mesmo quando era adolescente e depois de completar a maioridade, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Ao término dos procedimentos cabíveis realizados na especializada, o infrator será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá permanecer à disposição da Justiça. 



Foto: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da PC-AM

Relacionados

AMAZONAS 2355165161595492731

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Instagram

WHATSAPP

WHATSAPP
item
Wordpress