Violência contra pessoa idosas cresce 430% em Manaus

MANAUSO número de denúncias de violência contra idosos, em Manaus, aumentou 430%, em 2012, quando foram formalizados 2.324 registros na Delegacia Especializada em Crime Contra Idoso (DECCI/AM), comparados aos 438 de 2011. Os dados foram divulgados, na manhã desta quarta-feira, 12, durante ação de panfletagem, na Bola do Eldorado e na Avenida Djalma Batista, que deu iniciou à campanha ‘Use o AMOR, Não à Violência’, da Prefeitura de Manaus e demais órgãos municipais e estaduais de apoio aos idosos, em comemoração à Semana de Combate a Violência Contra o Idoso.


De janeiro a abril de 2013, foram formalizadas 684 queixas na DECCI/AM, o que significa que, em cada dia dos quatro primeiros meses deste ano, cinco idosos sofreram algum tipo de violência em Manaus. Discriminação ou injúria lidera o ranking de denúncias à delegacia do idoso, representando 20,6% dos registros. Foram 542 casos em 2012 e 141 até abril deste ano. Em seguida, aparece a ameaça com 345 queixas no ano passado e 118 neste ano. Maus tratos, perturbação, abandono, negligência, estupro, dentre outros, também estão entre os casos de violência aos idosos registrados pela DECCI/AM.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, que também esteve na panfletagem, falou da importância das ações da campanha ‘Use o AMOR, Não a Violência’ e da participação da sociedade no combate à violência contra o idoso. “Esse é um trabalho de prevenção e conscientização muito grande. Há a necessidade do respeito, porque quem desrespeita hoje, vai ser desrespeitado amanhã. Se não se criar uma mentalidade nova na sociedade, essa situação de violência e desrespeito não vai mudar. A minoria que não respeita precisa compreender que não é uma coisa bacana, não é uma coisa legal. Nosso objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas, reduzir esses índices de violência e criar uma nova mentalidade na população”.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, ressaltou que as ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra Idoso continuam na quinta-feira, 13, com o ‘Fórum de discussões sobre as violências sofridas pelos idosos’, das 13h30 às 16h30, no auditório do Parque Municipal do Idoso, na sexta-feira, 14, nas escolas municipais com atividades educativas e no sábado, 15, com a caminhada organizada pelo Fórum Permanente do Idoso, com o apoio da Prefeitura de Manaus e demais órgãos municipais e estaduais responsáveis pela política do idoso, que acontece às na Avenida Autaz Mirim, no Jorge Teixeira, próximo a entrada da Feira do Mutirão. “Queremos sensibilizar toda a sociedade, por isso nos unimos na campanha ‘Use o AMOR, Não à Violência’, que encerra no dia 15 de junho, data em quem se comemora o Dia Mundial de Violência Contra o Idoso. Infelizmente, o número dessa violência que é muito alarmante pode ser ainda maior que os registrados, porque sabemos que há casos não tem mais condições de denunciar, ou não denuncia por medo”.

Relacionados

AMAZONAS 3364280015565870747

Corredores do Poder

+ CORREDORES DO PODER

Facebook

item
Wordpress